top of page

Catecismo da Igreja Católica sobre adivinhações, magia, espiritismo, horóscopos...


TERCEIRA PARTE: A VIDA EM CRISTO

SEGUNDA SECÇÃO: OS DEZ MANDAMENTOS

CAPÍTULO PRIMEIRO: «AMARÁS O SENHOR TEU DEUS COM TODO O TEU CORAÇÃO, COM TODA A TUA ALMA E COM TODAS AS TUAS FORÇAS»

ADIVINHAÇÃO E MAGIA

2115. Deus pode revelar o futuro aos seus profetas ou a outros santos. Mas a atitude certa do cristão consiste em pôr-se com confiança nas mãos da Providência, em tudo quanto se refere ao futuro, e em pôr de parte toda a curiosidade malsã (maléfica) a tal propósito. A imprevidência, no entanto, pode constituir uma falta de responsabilidade.

2116. Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro (45). A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos "médiuns", tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele.

2117. Todas as práticas de magia ou de feitiçaria, pelas quais se pretende domesticar os poderes ocultos para os pôr ao seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo – ainda que seja para lhe obter a saúde – são gravemente contrárias à virtude de religião. Tais práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas da intenção de fazer mal a outrem ou quando recorrem à intervenção dos demônios. O uso de amuletos também é repreensível. O espiritismo implica muitas vezes práticas divinatórias ou mágicas; por isso, a Igreja adverte os fiéis para que se acautelem dele. O recurso às medicinas ditas tradicionais não legitima nem a invocação dos poderes malignos, nem a exploração da credulidade alheia.

Fonte: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083-2195_po.html


Comentários


Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • eBlue-Email-PNG
NS Bom conselho fundo branco1.png
"Que nos momentos de dúvidas e inseguranças, a voz suave e materna de Maria Santíssima nos fale na alma, dando o Bom Conselho que nos ilumina e orienta no acertado caminho"

Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho

Endereço: Rua Eduardo Jarnicki, 273 - Vila Maria | São Braz | Curitiba-Pr

Telefone: (41) 3089-4485 | Whatsapp: (41) 99845-3269

pnsdobomconselho@gmail.comfacebook.com/paroquiabc

@2018 por Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho. Todos os direitos reservados.

bottom of page