



A Pastoral Litúrgica é o coração e o cérebro da vida paroquial, é uma ação eclesial que tem por objetivo imediato a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis na celebração e, por finalidade, a edificação do Corpo de Cristo mediante a santificação das pessoas e o culto a Deus.
Imbuída da mística de serviço e comprometida com a paróquia, ela exerce um serviço bem mais concreto e prático: organiza toda a vida litúrgica paroquial; garante um processo que atua em conjunto com a comissão arquidiocesana de Liturgia; acompanha os animadores das celebrações; prepara subsídios de apoio; garante que a equipe esteja a serviço da comunidade; delega representante para as formações arquidiocesanas; prepara as celebrações em âmbito paroquial e comunitário; providencia para que a Liturgia seja dignamente celebrada; imprime a espiritualidade litúrgica na comunidade, nos movimentos, enfim, em toda a pastoral paroquial.
A Pastoral Litúrgica implica ainda cuidados com a preparação, a realização e a avaliação das celebrações (em conformidade com o que prescrevem as normas e regras litúrgicas da Igreja), com a formação do povo e dos ministros e também com a organização da vida litúrgica paroquial. Esses três objetivos estão determinados na Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Ecumênico Vaticano II.
Fazem parte da Pastoral da Liturgia as seguintes Pastorais e serviços: Acólitos e Coroinhas; Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão; Ministérios de Música e Canto; Equipes de Celebração.
